Depoimentos

Resolvi escrever a fim de expressar minha opinião sobre a disciplina Projeto de Banco de Dados ministrada pelo Professor Fred Lucena, como representante compulsória da Turma da Pós Graduação em Banco de Dados 2014.
Todos sabem como é difícil assistir aula após o trabalho nas sextas e o dia inteiro do sábado. Mas isso foi superado por toda turma graças ao desempenho do professor Fred. Ele conseguiu nivelar o conhecimento de todos de maneira simples, com humildade, leveza e humor. A aula passava que a gente nem sentia! E todos (sem exceção) empenhadíssimos em aprender! Se a intenção foi causar uma boa impressão da instituição e do curso, vocês conseguiram! Agora que você faz parte dos nossos grupos, irá perceber a empolgação e o espírito de equipe da turma. A troca de informações, sites, referências de estudo é constante. E isso é muito bom! Estimulador! Estou ansiosa por aprender mais e que venham as demais disciplinas! E que os professores possam seguir o exemplo de Fred! Parabéns e obrigada! E é claro, extensivo ao Professor Fred Lucena.

Junni Pedro, Aluna da pós-graduação em Banco de Dados com ênfase em BI da Unibratec.

O que posso dizer quanto ao Programa Ciência sem fronteiras é que esta sendo muito importante e proveitoso para complementar minha formação acadêmica da Unibratec. A experiência de estudar em uma Universidade estrangeira, morar em outro país e ter contato com outra cultura é imensurável.

Esta é a terceira vez que venho a Alemanha como bolsista para estudar. A primeira vez foi em 2004 quando ganhei uma bolsa de estudos do Goethe-Institut / CCBA (Centro Cultural Brasil-Alemanha) para estudar alemão na cidade de Berlin durante 2 meses. A segunda vez foi em 2009 quando ganhei uma bolsa do DAAD com duração de 2 meses para o "Winterkurs" - curso de Inverno - na Universidade Duisburg-Essen.
Desta forma, as anteriores vindas e a atual experiência na Alemanha para mim são extremamente positivas, porque conheço novas pessoas, aprendo algo novo todos os dias, conheço novas cidades, são vivencias que levarei por toda minha vida.

A Universidade, na qual estou matriculado, é ótima, possui excelentes corpo docente e estrutura (laboratórios, biblioteca, refeitório, etc). O Campus fica localizado em uma pequena cidade chamada Furtwangen de pouco mais de 10 mil habitantes, que está localizada na floresta negra a aprox. 25 km da cidade de Freiburg, no sul da Alemanha. Atualmente estou de férias e retornarei às aulas apenas em setembro, porém neste mês eu e mais outros brasileiros também bolsistas do CsF fazemos um curso intensivo de Alemão.

No ultimo semestre cursei disciplinas interessantes como a de TI - Sustainable. Esta disciplina ampliou meu conhecimento a cerca de como tornar a área de Tecnologia sustentável, priorizando, assim, o desenvolvimento de tecnologia e anulando ou diminuindo o impacto negativo sobre o meio ambiente. Para mim foi uma disciplina muito boa, porque trata de questões bastante atuais, para as quais necessitamos urgentemente aumentar nosso conhecimento.

Desde o inicio a Universidade através do departamento Internacional me deu total apoio, tanto para conseguir um alojamento, como me ajuda com assuntos burocráticos, por exemplo, tirar visto, abrir conta bancária, etc., além disto, ele promove e organiza excursões para outras cidades, a teatros, etc. Tudo isto contribuiu para a minha rápida adaptação a vida aqui.

O próximo passo é, após terminar a graduação na Uibratec, me preparar para fazer uma pós-graduação e depois me candidatar a uma outra bolsa pelo mesmo programa, uma vez que, pelo que li em reportagens, na próxima etapa do CsF os ex-bolsistas terão prioridade para as novas chamadas de pós-graduação.

Forte abraço und ein wunderschönes Wochenende, (e um ótimo fim de semana)

Anderson Lopes

 

Anderson Lopes, Participou do Programa Csf na Alemanha

Fui aluno do Nível Técnico (Computação Gráfica, atual Multimídia) e do nível Superior (Design Gráfico), foram 4,5 anos dedicados ao estudo sobre Design onde pude contar com professores capacitados, dedicados e totalmente à disposição de seus alunos.

Ao sair da Faculdade inspirado e motivado tive a oportunidade de fundar um blog que hoje vem sendo reconhecido à nível nacional como referência para Designers e conta com 15 cooperadores diretos e indiretos.

Após concluir a Faculdade portas foram abertas, inclusive para ministrar aulas para o nível Técnico de instituições reconhecidas como o SENAC pelo PRONATEC além de ministrar palestras e participar de eventos no estado e fora. Estou na caminhada de recém-formado, mas a UNIBRATEC, me capacitou para encarar o mercado de trabalho.

Iran Pontes, Ex-estudante do CSTDG – Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico
http://www.designculture.com.br/

Sou grata e honrada por todo conhecimento adquirido e todas as oportunidades que conheci e tive ao estudar na Unibratec. Comecei como aluna do CSTDG e hoje sou pós-graduanda do curso de Gerenciamento de Projetos pela mesma Instituição.

Isso tudo, porque além da qualidade profissional que temos ao nosso lado, somos estimulados e instigados a crescer. Somos cativados não só como profissionais, mas como pessoas. Aprendemos a tratar as diferenças e graças a qualidade do corpo docente e aos seres humanos maravilhosos que eles são, podemos tê-los como amigos, além de professores.

Passamos a ter como inspiração aqueles que convivem conosco durante as aulas, os nossos professores e a eles sou eternamente grata por tudo, Meire Queiroz, André Melo, Carlos José, Fabiano Palácio, Diana Vasconcelos, Rodrigo Rios, Marcelo Penha, Jadiel França e a todos os demais que tive a oportunidade, honra e prazer de ter como meus eternos professores. Obrigada a instituição, obrigada aos professores!"

Thayanne Mendes, Aluna de Pós-Graduação, GPR – Gerenciamento de Projetos e ex-aluna do CSTDG – Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico