FAQs

P.

Docentes

R.

Os professores da instituição.

P.

Discentes

R.

Os alunos da instituição.

P.

CPA – Comissão Própria de Avaliação

R.

Criada pelo MEC para avaliar todos os quesitos que a instituição precisa cumprir para se manter forte e com qualidade.
O MEC determinou que em cada instituição de ensino superior exista uma comissão autônoma, que faça uma avaliação permanente de todos os aspectos que garantem o seu funcionamento.
A chamada Comissão Própria de Avaliação é formada por alunos, professores, funcionários e comunidade externa.

P.

NDE – Núcleo Docente Estruturante

R.

O NDE de um curso é um grupo de professores que tem por objetivo:
a) Elaborar o Projeto Pedagógico do curso, definindo sua concepção e fundamentos;
b) estabelecer o perfil profissional do egresso do curso;
c) atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso;
d) conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado do Curso, sempre que necessário;
e) supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso definidas pelo Colegiado;
f) analisar e avaliar os Planos de Ensino dos componentes curriculares;
g) promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico;
h) acompanhar as atividades do corpo docente, recomendando ao Colegiado de Curso a indicação ou substituição de docentes, quando necessário.

P.

PCCD – Plano de Capacitação Continuada dos Docentes

R.

Documento que apresenta as políticas de apoio à formação dos docentes

P.

Ouvidoria

R.

A ouvidoria tem como principais objetivos:
a) Receber e enviar aos responsáveis as reclamações, sugestões e elogios encaminhados pelos professores, funcionários, pais, visitantes, alunos e ex-alunos;
b) intervir, se necessário, sugerindo aos responsáveis medidas ou ações que promovam a melhoria do desempenho institucional;
c) acompanhar o andamento do processo junto aos responsáveis, para garantir ao solicitante o direito de resposta.

P.

PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários

R.

Documento que apresenta as políticas de progressão na carreira dos docentes.

P.

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional

R.

O Plano de Desenvolvimento Institucional, de duração plurianual, define diretrizes específicas, metas e projetos a serem desenvolvidos em determinado período de tempo, em geral de 5 a 10 anos, em perfeita consonância com a missão institucional estabelecida.
Portanto, é um instrumento de planejamento para dar consequência às diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional/PPI.

P.

PPI – Projeto Pedagógico Institucional

R.

O Projeto Pedagógico Institucional estabelece a missão, a vocação, os objetivos, os princípios e as diretrizes de uma instituição educacional de ensino superior.
É um instrumento que delineia os caminhos da instituição, com caráter permanente.
Constitui-se elemento-chave da gestão acadêmica, mantendo coerência e articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

P.

PPC – Projeto Pedagógico do Curso

R.

Os Projetos Pedagógicos de Cursos são elaborados de forma articulada com o PPI, observando os princípios da contemporaneidade, da inovação, da flexibilidade, dentre outros, assegurando a coerência entre os princípios e diretrizes do PPI e as especificidades de cada área de conhecimento.
Um bom projeto deve ser processual, atender as diretrizes curriculares e ter aderência com a identidade institucional e com a diversidade regional.

P.

Egressos

R.

Os que se formaram na instituição.