Expert no Mercado: Renato Nunes

Expert no Mercado - Durante os 29 anos em que a Faculdade Ibratec atua no mercado, diversas mudanças aconteceram e os alunos sempre foram os principais pilares dessa construção. Por isso resolvemos compartilhar algumas histórias dos ex-alunos no mercado de trabalho e o quanto a formação na instituição foi capaz de transformar e impulsionar a conquista por esse espaço.

Hoje apresentamos Renato da Silva Nunes, ex-aluno do curso técnico em Redes de Computadores que atualmente exerce o cargo de Gerente de TI no Hotel Sheraton , localizado na reserva do Paiva.

1 - Pode nos falar um pouco sobre a sua trajetória e como a formação obtida na Faculdade Ibratec influenciou na sua carreira?

Minha trajetória no mundo tecnológico iniciou após a conclusão do curso técnico em "Administração de Redes de Computadores” na Faculdade Ibratec em 2008. Neste momento, o mercado de tecnologia no seguimento de “varejo” abriu as portas para mim a nível nacional, quando eu pude participar da implantação de um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) em uma rede de lojas em Recife, São Paulo, Fortaleza e Salvador. Como diz o ditado, “Um bom filho a casa retorna”, após a graduação em uma outra faculdade, eu retornei em 2017 a Ibratec para aprimorar meus conhecimentos no MBA em Gestão de TIC, quando já exercia um cargo de Gerência de TI no Hotel Sheraton - Reserva do Paiva.

2 - Como você enxerga o mercado de T.I atualmente?

Estamos vivendo a 4º Revolução Industrial (ou a Revolução 4.0), onde novas tecnologias vem surgindo, como por exemplo: IOT, Machine Learn, Big Data. Neste momento as máquinas vem assumindo tarefas repetitivas, antes realizadas por humanos e isso faz com que empregos tradicionais sejam extintos e milhares de oportunidades de novos empregos surjam para preencher essa lacuna. O mercado de T.I está aquecido, o que precisamos fazer é nos profissionalizar para atender a necessidade atual e a que está por vir.

3 - Qual o recado que você pode deixar para os nossos alunos da área e também para aqueles que pretendem ingressar em um curso de T.I?

Com a Revolução 4.0, estão surgindo milhares de oportunidades no mercado de trabalho, porém várias empresas sentem dificuldade para encontrar mão de obra qualificada que cumpram as exigências do mercado, fazendo com que o preenchimento de uma vaga de emprego demore mais tempo do que o esperado. Portanto, o aluno deve estar de olho nas necessidades do mercado e alinhar com as suas aptidões, pois nada melhor do que você trabalhar com o que mais ama. Apesar do meu foco ser em infra-estrutura, eu vejo que a área de análise e desenvolvimento de software representa a maior fatia no mercado de tecnologia em relação a oportunidades de emprego.

Fica então essas dicas para quem quer entrar na área de TI e não sabe por onde começar.

Gostou do conteúdo? Você pode conferir mais sobre o curso técnico de Redes de Computadores clicando AQUI.